terça-feira, 14 de maio de 2013

RESENHA: O Sári Vermelho - Javier Moro




"A História Real da Mulher que Desafio a Índia por Amor"

Este livro comprei na Bienal de 2012. Confesso que ele estava sem abrir até agora (Abril/2013). Como são tantos livros pra ler, acabam que alguns ficam mais tempo na fila de espera... tá maior que a fila do SUS... rs... Quem é apaixonada(o) por livros sabe como é, a gente compra, compra, ganha, pega emprestado, compra novamente e vai administrando o tempo pra encaixar todos.

Este levei mais tempo pra ler que o normal. No final gostei bastante da história e indico com certeza aos amantes da leitura.

O Sári Vermelho é a história de amor por um país, por um povo...Uma história real que vale a pena conhecer.

Sonia Maino, era apenas uma estudante italiana, que aos 19 anos conhece o amor da sua vida, Rajiv Gandhi. Um jovem indiano pertencente a uma das famílias mais tradicionais, importantes e poderosas da Índia. Os dois juntos vivem uma linda história de amor em Cambridge, enquanto estudam. Mas Sonia com o passar do tempo tem que escolher entre casar-se com Rajiv e ir morar em um país totalmente desconhecido para ela, ou desistir do seu amor e ficar na Itália junto de sua família.

O amor fala mais alto, e Sonia Maino se torna parte da família Nehru-Gandhi. Então passa a conhecer uma Índia cheia de contrastes, onde a riqueza e a pobreza estão lado a lado. Começa a conviver com Indira Gandhi, sua sogra, que aos poucos aprende a amar, respeitar e ter orgulho. Sua sogra é nada mais, nada menos que a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiana, a primeira-ministra da Índia.

Indira é ao mesmo tempo a mulher mais respeitada e odiada de seu povo, pois enquanto uns a idolatram outros a odeiam e querem tirar dela seu poder. Forte, persistente, estrategista, enigmática cheia de valores morais, procura de todas as maneiras fazer uma política para o povo que é a verdadeira Índia. Mas diante do jogo dos partidos políticos existentes, onde cada um quer ser mais que o outro, e a maioria quer ser primeiro-ministro, sua luta é inconstante. Seus desafios são enormes diante da pobreza, da falta de alimento para um dos países mais populosos do mundo.

São mais de 23 anos de poder da família Gandhi, onde o cargo de ministro acaba sendo passado de geração a geração pelos indianos, que vota acreditando que a dinastia da família dê a eles um lugar melhor, com melhores condições de vida. Uma adoração sem limites, que beira o extremo de um povo.

Sonia não é dada a política, assim como seu marido Rajiv, mas o destino irá colocar os dois frente a frente com o poder quando sua sogra que tanto ama, sofre um atentado político e falece, assim como todos os outros de sua família que passaram pelo poder/política. Diante dá tragédia que se instala, o país clama por um sucessor.

Vidas que são empurradas de encontro a um destino cruel, mas belo ao mesmo tempo. Rajiv e Sonia irão ter que sacrificar seu amor por uma Índia destruída pela ganancia dos mais ricos e poderosos, lutar contra o poder político, com o medo de outro atentado/assassinato. Rajiv entra para a política para se tornar o sucessor de sua mãe Indira, mesmo contra sua vontade no começo, e contra tudo que Sonia jamais sonhou para ele.

"...Sonia demonstrou, mais uma vez, que seu amor pelo marido importava mais que qualquer outra consideração. a lealdade era a essência do amor. Sempre o acompanhara. Deixara sua família e seu país por ele. Transformara-se em uma impecável nora indiana por ele. Se toda sua vida havia girado em torno dele, se um dia havia lhe prometido segui-lo até o fim do mundo, agora cabia cumprir aquela promessa. Acompanhá-lo-ia aonde quer que fosse, ao inferno da política, se necessário. mesmo que ambos acabassem ardendo em suas chamas..."

Mas novamente o destino trágico acontece nessa jornada, e Rajiv sofre um atentado e o país perde seu protetor. Novamente Sonia se vê sem chão, sem destino, sem o amor de sua vida.

"... Sonia Gandhi não consegue acreditar que o homem de sua vida está morto, que não mais sentirá suas carícias, nem o calor de seus beijos. Que não tornará a ver esse sorriso tão doce que um dia arrebatou seu coração. Tudo foi tão rápido, tão brutal, tão inesperado que ainda não assimilou o fato...Gostaria de morrer também. Queria estar com ele, sempre com ele, aqui e na eternidade. Amava-o mais que a si mesma..."

Agora apenas com seus filhos, Sonia tem que buscar manter vivo o legado de seu marido. São muitos os que querem vê la na política, no poder, mas será que ela está preparada para se tornar a sucessora da família Gandhi?

Mostrar aos indianos que ela, Sonia, uma estrangeira, se tornou uma verdadeira filha da Índia, que ama sua nova terra e que busca com seu marido fazer da Índia um país a altura de seus antecessores que lutaram por justiça e igualdade.

"...No fundo, e isso Sonia bem sabia, é indiano quem se sente indiano. E ela repete sem cessar: Sou indiana. ao entrar nesta família, eu me tornei filha da terra de meu marido, filha da Índia..."

Sua coragem, honestidade e sua entrega acabarão transformando-a em uma deusa aos olhos de um sexto da humanidade. Sua busca constante por uma Índia melhor. Suas duvidas quanto seguir adiante ou desistir de tudo, e ficar apenas com seus filhos, sua saudade...

Só pra vocês saberem que a família Gandhi não é a mesma do Mahatma Gandhi, mas Jawaharlal Nehru e Gandhi lutaram juntos pelo movimento da independência da Índia. E por isso Nehru foi reconhecido como herdeiro político de Gandhi, se tornando Nehru-Gandhi.

Um livro que vale a leitura. Que nos transporta para uma Índia política. Uma Índia na luta por melhores condições para seu povo. A Índia dos indianos e de Sonia Gandhi.


8 comentários:

  1. Maravilhosa história de amor, de entregas, de escolhas! Miito lindo e por demais emocionante! Excelente resenha que nos deixa com vontade de ler.

    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá Irene,
    O Sari Vermelho é uma bela história de amor. De entrega mesmo. Um livro que vale a pena a leitura.

    Beijos,
    Obrigado pela visita.
    Nina Lauren

    ResponderExcluir
  3. Nossa que história linda. Emocionante ver como Sonia lutou pelo seu amor. Parabéns pela resenha, ótima, transmitiu realmente a emoção do livro, já fiquei super curiosa para conhecer a história dessa mulher que provou que é possível lutar pelo amor e que mesmo com tantas tragédias em sua vida é possível ser feliz.

    ResponderExcluir
  4. "A História Real da Mulher que Desafio a Índia por Amor" Essa frase já descreve completamente o livro, pois essa mulher sofre demais por amor.
    Realmente essa capa não me atraiu nem um pouco, achei sei lá ela meia feia e sem graça, mas a sinopse e sua resenha ficaram muito boas, realmente essa historia me conquistou, essa mulher parece passar por muitas dificuldades, mas espero realmente que tudo acabe bem.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que está descrito, esse livro é de emocionar e fazer pensar na vida, nos valores e prioridades. O amor que move essa mulher, é o que deveria mover a todos.
    Obs: Na capa do livro ela deveria estar com sári vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane Louback,
      É verdade, a personagem deveria mesmo estar com um sari vermelho.
      Este sari vermelho é passado de geração em geração as mulheres que se casam na família de Indira (tem uma bela história por trás deste sari também, não vou contar não, rs...)

      O livro é muito bom mesmo, eu pelo menos gostei muito. Histórias de amor é sempre linda né.

      Espero que vc tenha a oportunidade de ler algum dia.

      Obrigado por seu comentário. Quero ver vc sempre por aqui viu!!!
      Participe sempre, procuro fazer o blog com muito carinho para os meus amigos "seguidores".

      Beijinhos

      Excluir
  6. Sou uma grande admiradora de Indira Gandhi e saber que existe um livro que conta parte da saga da familia é muito bom. quero conhecer a história de Sonia e todo o desenrolar da história.Parece que Javier Moro soube descrever muito bem tudo isso. Estou super curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ganhar,presente de natal ..ansiosa para ler !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...