segunda-feira, 20 de maio de 2013

RESENHA: A Visita da Verdade - Amadeu Ribeiro




" Por que gostar da pobreza se no mesmo planeta havia também a riqueza? Se tudo era apenas uma questão de escolha, Valéria queria o melhor, que em sua concepção era a fortuna, o luxo e o requinte."

Diante do presente, as vezes temos que nos deparamos com atitudes de vidas passadas, que é colocada a nossa frente para que possamos crescer e aprender com erros e acertos do dia-a-dia.

A Visita da verdade é um livro com uma leitura simples e direta. Que flui sem que você perceba o tempo passar. Uma história, onde as escolhas bem feitas são importantíssimas para o futuro. 

Valéria desde criança sempre sonhou em ser rica, se vestir com as melhores roupas, ter muitas jóias e muito dinheiro. Não suportava a vida simples e humilde que levava com sua família no interior de MG. Uma família que a tratava como uma princesinha (por ser a caçula), cheia de amor, carinho e atenção. Nunca deixavam faltar nada de essencial para ela, mas tudo que seus pais faziam era pouco diante de sua ambição.

" A Beleza natural de Valéria parecia crescer junto com ela. Aos treze tinha o corpo de uma mulher e ao quinze era admirada por muitos rapazes da região e de áreas vizinhas. Valéria era muito cortejada, mas nunca reparara em ninguém, pois todos eram tão pobres quanto ela. Acha que, antes de amar um homem, era preciso amar seu dinheiro, e aqueles que ela conhecia não tinham onde cair mortos."

Valéria cresceu e se tornou uma linda mulher. Em uma festa da cidadezinha conheceu Felipe um dos rapazes mais rico de Belo Horizonte. Jogou seu charme e logo Felipe se apaixonou (amor a primeira vista). Valéria se casou com Felipe somente pelo dinheiro, sem amor. Mudou-se com ele para BH e nunca mais nem pensou por um instante em voltar para ver seus pais, seus irmãos. Dizia que eles a lembravam de que viveu na pobreza um dia. Esqueceu sua família de vez. Para ela seu passado de menina caipira estava morto e enterrado. Nunca ninguém dos que a cercavam ficaram sabendo de que Valéria foi pobre, apenas Felipe, mas este nunca contou a ninguém, nem a seus pais.

Ela Realizou todos os seus sonhos. Tinha tudo que sempre desejou, sua vida na alta sociedade era puro luxo e glamour. Tudo era perfeito! Tão perfeito que ela se julgava acima do bem e do mal. Suas atitudes diante das escolhas de seus filhos eram perversas. Ela jamais admitia que suas ordens fossem descumpridas, que seus filhos tivessem suas próprias escolhas. Tudo que eles faziam a enojavam, tudo era motivo de brigas, mesmo seus filhos sendo maravilhosos. Todos tinham sempre que seguir a risca o que Valéria determinava. A vida de seus filhos era escolhida por ela, sem direito de reclamar ou desistir.

Até que um dia Valéria se viu sem ninguém ao seu lado, sem o que lhe era mais valioso, seus filhos, seu marido, todos se distanciaram, passaram a conhecer a verdadeira Valéria. Ambiciosa, egoísta, preconceituosa e arrogante. E o destino, as vezes cruel, se torna nosso melhor conselheiro, e acaba mostrando nossa verdadeira face. A família aparentemente perfeita se depara com uma visita. A visita da verdade!

O que Valéria precisara fazer? Mudar seus sentimentos e atitudes? Deixar de lado o preconceito para ver sua família unida de novo ou continuar com sua vidinha de luxo, com sua arrogância e ficar sem seus filhos e seu marido? Voltar a sua cidadezinha natal e rever seus pais, seus irmãos? Pedir perdão ou deixar tudo enterrado no passado?

Escolhas precisam ser feitas, mas dependendo do caminho que Valéria escolher, o preço pode ser bem alto!

Um livro que vale a pena ler!
Uma história que vale a pena conhecer!
Para você? O que é mais importante a riqueza ou a felicidade com sua família?



7 comentários:

  1. Escolhas precisam ser feitas, mas dependendo do caminho que Valéria escolher, o preço pode ser bem alto!

    UAL!
    realmente fiquei com vontade de ler!
    Ótima Resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, o livro é mesmo ótimo.
      Obrigado por escolher o blog Mural dos livros. Faço com todo carinho.
      E ler é uma paixão, que procuro compartilhar com vocês.
      Faça uma visitinha sempre que quiser e puder.
      Beijos
      Nina

      Excluir
  2. O livro me despertou a curiosidade pela capa, adorei esse jogo de cores. Mas depois de ler a resenha, adorei, é uma estória muito interessante. O que é mais legal, é que sabemos que isso existe(e muito) na vida real, quantas pessoas fazem de tudo para serem ricas, pisando nas outras, mentindo, armando. E depois que conseguem, se tornam pessoas frias, arrogantes, egoístas. Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura.
      Obrigado por seu carinho.
      E verdade, isso é o que mais acontece na vida real, e na maioria das vezes bem diante dos nossos olhos.

      Espero te ver mais vezes aqui no blog.
      Beijos
      Nina

      Excluir
  3. Boa noite onde vejo as regras para participar do sorteio?
    Estou amando o blog

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante esse livro. Eu fico me perguntando todas as vezes q vejo pessoas de idade 'sozinhas' no mundo. Sera q os filhos são sempre os verdadeiros culpados disso? O que será que essa pessoa fez na sua vida para que acabasse sozinha! Sempre reflito muito sobre isso! E esse livro conta a historia de justamente isso. Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente a capa me chamou a atenção. É belíssima. Depois o título. Simplesmente perfeito. Não conheço o livro e nem a autora, mas gostei do que li em sua resenha. E digo mais, as atitudes que tomamos na vida, se refletem no futuro e só nós mesmos é que podemos determinar esse futuro. Se tomamos atitudes que prejudiquem outras pessoas, podes crer, a resposta para você, virá de maneira bem pesada. Há uma frase que diz: "Se quiseres saber o seu futuro, basta ver o que fazes no presente e se quiseres saber o seu passado, atente para o que lhe acontece no agora."

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...