segunda-feira, 11 de março de 2013

RESENHA: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne




"... O ponto que virou uma mancha, que virou um vulto, que virou uma pessoa, que virou um menino..."

Um livro encantador. Com certeza vou ler novamente!

Está é uma história contada através dos olhos de uma criança.

Bruno é um menino de 9 anos que mora em Berlim, numa casa espaçosa, onde tinha amigos e adorava brincar, principalmente de escorregar em seu corrimão que ia desde o andar de cima, onde tinha uma janela que dava para ver quase toda a Berlim, se ficasse nas pontas dos pés, até o porão. Mas de repente se vê obrigado a se mudar com sua família para um lugar isolado. Seu pai é mandado para Haja-Vista, nas proximidades de um campo de concentração nazista, no começo nem sua mãe, nem Gretel, sua irmã de 12 anos, e nem Bruno gostaram da ideia.

Diferente de tudo que estava acostumado, seu novo lar era triste e sem vida. Da janela do seu novo quarto, o menino via uma cerca muito alta com várias pessoas vestidas do mesmo jeito do lado de dentro: pijamas e bonés listrados. Ele se surpreende com a situação e não entende o que o ocorre com essas pessoas. Não entende porque os soldados, e até o seu pai, poderiam ir até o outro lado, mas as pessoas de pijamas listrados nunca podiam vir até o outro lado da cerca.

Sem ter nada pra fazer na nova casa, ele decide sair e explorar. Ao sair Bruno segue por uma cerca que parece nunca ter fim, e caminha até encontrar Shmuel, um menino da mesma idade, muito magro e de expressão triste, que também vestia o pijama listrado. Este estava sentado do outro lado da cerca. Com o passar do tempo, eles se tornam amigos. Shmuel agora é seu único amigo e Bruno começa a passar todas as suas tardes conversando, e levando pra ele alguma comida que "rouba" da cozinha de sua mãe. Mesmo sem entender porque o amigo estava sempre tão faminto.

"... Todavia, a cada dia ele se acostumava mais e mais com a vida em Haja-Vista e parou de se sentir tão infeliz a respeito de sua nova realidade. Afinal, não era mais como se ele não tivesse com quem conversar. Todas as tardes, terminadas as aulas, Bruno caminhava o longo percurso acompanhando a cerca e se sentava para conversar com o novo amigo Shmuel até a hora de voltar para casa, e aquilo começou a valer por todo o tempo que ele passara sentindo saudades de Berlim..."

Diante dessa amizade, Bruno começa sua busca para entender sobre as pessoas de pijama listrado, mas sua família o protege desses assuntos e os acontecimentos da Segunda Guerra. Até sua irmã mais velha que é um caso perdido, não sabe explicar a situação dos Judeus. Então os dois amigos precisam guardar segredo desta nova amizade, que surge nos tempos de guerra.

"...Afinal, Bruno raciocinou, era possível que eles não quisessem mais que ele e Shmuel fossem amigos, e, se isso acontecesse, eles o impediriam de sair de lá para o que quer que fosse... Seria o seu segredo. Bem, o segredo dele e de Shmuel..."

Um dia ele tem a oportunidade de ir para o outro lado da cerca e mesmo da visão inocente de Bruno, somos levados a um mundo que nos comove plenamente. Diante dos olhos de uma criança, que nada sabe sobre o Holocausto, nem mesmo que seu país está em guerra, somos transportados até aquelas pessoas de pijamas listrados que sofrem, sem nenhuma esperança de vida.

"...Bruno franziu o cenho. Pensou a respeito de todas aquelas pessoas de pijama listrado e imaginou o que estaria acontecendo em Haja-Vista, e o que quer que fosse, devia ser uma má ideia  uma vez que fazia as pessoas ficarem com um aspecto tão debilitado. Nada daquilo fazia sentido para ele..."

Um livro que comove. Um livro que nos leva a Segunda Guerra Mundial que todos gostaríamos de apagar, esquecer. Diante da inocência de Bruno, o Menino do Pijama listrado mostra seu mundo, sua dor, seus sentimentos.

Uma leitura recomendada. Vou dizer que não cheguei a chorar (por pouco), mas me emocionei (e muito). No final, nós pegamos pensando naquelas pessoas, seres humanos como nós, que foram massacrados e torturados, e porque não dizer assassinados por uma covardia sem tamanho. Uma dor que nunca será apagada. Mas acho que o melhor mesmo é jamais esquecer. Assim poderemos evitar que isso tudo venha um dia acontecer novamente.



14 comentários:

  1. Esse livro é realmente lindo !!! Uma graça, o filme então nem se fala.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamiris,
      É mesmo uma história para ficar refletindo por muito tempo depois que a gente le ou assisti ao filme. Emocionante!
      Obrigado por estar presente no blog.
      Beijos
      Nina

      Excluir
  2. O livro e filme são muito lindos. Estão no meu top 10.
    O engraçado é que eu não choro com o livro mas com o filme eu desabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ju,
      Comigo é o contrario, eu "quase" choro com o livro. Não sei, acho que foi porque li primeiro para depois assitir. Mas a emoção está presente nos dois. Está é uma história tocante né. E pensar que muitos foram o que realmente passaram por isso. Tomara que nunca mais aconteça.
      Obrigado por seguir o blog.
      Beijos
      Nina

      Excluir
  3. AMO e choro todas as vezes que assisto o filme desse livro!
    Não li o livro, mas quando vejo ele lá na estante da biblioteca dá muita vontade de retirar ou comprar ele! Sério, a história, como você disse, é muito comovente!
    O período da história em que se baseia esse livro é sem dúvida um dos mais interessantes e o que eu mais tenho interesse de sempre buscar algo a mais para ler!
    Me interesso muito sobre essa parte da história em que Hitler aparece e o Partido Nazista assume a Alemanha... sou fascinada por tudo isso! Sem dúvida alguma, o livro deve ser tão bom quanto o próprio filme! Espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaella, eu também gosto muito de livros assim. Não que eu seja fanatica, longe disso, mas creio que é uma epoca da nossa história que devemos conhecer, para que jamais se repita. Espero que o aprendizado já tenha sido masi que suficiente com a segunda guerra, já que na primeira não conseguimos aprender nada, tanto que teve que ser repetida. Um absurdo. e do jeito que o mindo está deus queira que não haja uma terceira.
      Tenho um livro ENORME do Hitler que ganhei, mas como são vários livros pra ler, ainda não comecei.
      Acho que quanto mais soubermos a respeito das tristezas ocorridas no mundo, menos bobagens faremos de novo.
      Beijos e adorei ter você aqui no blog.

      Excluir
  4. Esse livro é emocionante, Muito triste a história, mas ele nos ensina realmente o valor da amizade verdadeira. Independente da etnia,raça,cor, credo esse amizade supera tudo! chorei muito ao ler esse livro :(

    ResponderExcluir
  5. Oi Isis,
    É um livro tocante mesmo. Ainda mais se imaginarmos o que as pessoas passaram naquela época.
    Adorei sua participação aqui no blog.
    Beijos,
    Nina Lauren

    ResponderExcluir
  6. Oque é a inocência de uma criança,talvez seja assim para aliviar o sofrimento da decepção com a realidade,não gosto muito de livros que falam sobre guerra, apesar de serem estórias lindas como esse ,me deixam muito triste e pensativa,sua resenha foi muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero mt comprar este livro,e ler sua resenha é empolgante!Está ótima Parabéns.:D

    ResponderExcluir
  8. Eu amo esse livro, chorei muito com ele....
    Simplesmente lindo e envolvente, para todas as idades...
    A sua resenha está ótima!!

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por esse livro e tenho de confessar que já li 3 vezes e sempre choro, uma vez cheguei a acordar minha mãe de tanto chorar, mas é realmente uma história emocionante, triste e inocente! É difícil imaginar todo o sofrimento que o povo passou, e como vc disse é um história que temos de lembrar para que não se repita!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ainda não li esse belíssimo livro, mas já está na minha estante e em breve assim o farei. O filme também não vi, mas quero ler o livro primeiramente. Sei o quanto emocionante essa obra é, e toda carga histórica que trás. Um fato doloroso, mas real, que deve ser lembrado com tristeza, mas como aprendizado também. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha. Adorei o site, adicionando nos favoritos aqui hehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...