sábado, 26 de janeiro de 2013

RESENHA: Mohamed, O Latoeiro - Gilberto Abrão




“Esta história é uma mescla de realidade e ficção. Deixo a seu bel-prazer, leitor, o ato de determinar o que é realidade e o que é ficção. Divirta-se.”

O livro Mohamed - O Latoeiro, nós convida a conhecer uma emocionante história sobre um jovem que troca sua aldeia - Ain el Jesh - situada na montanhas alauitas da Síria para encarar os desafios do mundo globalizado, mas especificamente o Brasil. Deixando para trás a família que ele tanto ama, partindo com a promessa de que uma vida melhor encontraria e que ganharia muito dinheiro para mandar aos seus.

Mohamed Ibrahim Othman, cresceu em um país cheio de tradições familiares e árabes, e ao chegar no Ocidente, ele se depara com as diferenças culturais e religiosas, uma realidade muito diferente da relatada por parentes que já viviam aqui. 

No Brasil, em Curitiba, Mohamed tem seus encontros e desencontros, amores e desamores, vitórias e decepções. Tenta ser comerciante, como a maioria dos árabes, mas não se dá bem.

Diante do desafio de conseguir algum tipo de trabalho, Mohamed fez de tudo um pouco até estabelecer-se como latoeiro. Aprendeu com um grande amigo, profissional já de idade avançada, mas de esmera competência, a arte de consertar panelas, bules, entre outros e a fazer canecões das antigas latas de óleo. 

Saía pelos bairros carregando sua caixa de ferramentas. Tilintava com um ferrinho sobre uma frigideira anunciando sua chegada ao bairro. As donas de casa então saíam à rua com os objetos que precisavam de conserto.

Mas conforme os anos iam passando, a saudade da família na Síria só aumentava o desejo de voltar para o local da infância. Entretanto, atrelado ao dia a dia, foi criando raízes na nova terra, misturando a cultura árabe com a brasileira. Mohamed então foi construindo uma nova família, onde criar os filhos era sua preocupação. Em meio as alegrias e tristezas sua história foi sendo escrita no Brasil, um país que ele aprendeu a amar e respeitar.

Um livro cheio de riqueza de detalhes sobre a geografia, costumes, gastronomia e a religião muçulmana, narrada através da história emocionante de um imigrante árabe que, como tantos outros, ajudou a construir o Brasil que temos hoje.

Com certeza um livro que te leva a conhecer um pedacinho do mundo árabe.




39 comentários:

  1. Nossa! Eu já li este livro. Confesso que demorei um pouquinho, mas acabei por gostar da história. Acho interessante livros que contam a história de um povo, de um país.
    Parabéns ao blog, por trazer sempre novidades pra gente
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. "mahamed o latoeriro" deve ser um livro lindo... fiquei curiosa p/ conhecer esta historia sobre um imigrante arabe no brasil.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro, mais sou apaixonada por livros que falam da cultura Árabe eu quero ele!!!!!! Acho muito interessante que as pessoas saibam que nesse país não existe apenas terroristas, mais pessoas de bem e guerreiras.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uma historia emocionate por se tratar de uma coisa bem comum hj em dia como a imigraçao ja entrou para a minha litinha bjoos

    ResponderExcluir
  5. Já fiquei empolgada depois de ler a resenha. Primeira vez que leio algo a respeito do livro e adorei. parece ser muito bom. Vou ver se consigo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas achei interessante a resenha, como aprendemos com o que lemos, é bem interessante descobrir uma nova cultura mesclada com a nossa.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Conhecia o livro pela capa, mas não sabia do que se tratava, adorei o assunto (:

    ResponderExcluir
  8. Adorei a premissa deste livro! Nunca li nada assim, acho que seria muito interessante para aprender mais sobre a cultura árabe.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante, vou dar uma olhada pra ver quanto custa.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante, vou ver quanto custa!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse livro mas confesso que livros que trazem a história de um povo, de um país ou uma cultura sempre me interessam. Já para a lista!

    Bjs!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li,mas parece bem interessante saber mais do mundo árabe!

    ResponderExcluir
  13. fiquei super curiosa sobre o assunto no qual se trata o livro, ansiosa

    ResponderExcluir
  14. achei interessante! :)

    A resenha ta muito boa !!

    http://by-fashionita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sou apaixonada por livros que nos apresentam a cultura de um país e deve ser mágico ler algo voltado pra cultura árabe que é tão diferente da nossa! Fiquei muito afim de ler. Ótima resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, o livro me pareceu ser um que mistura diferentes culturas, criando uma nova. Adorei como você explicou, que o livro traz diferentes coisas, tanto brasileiras, quanto muçulmanas, achei interessante como esse livro pode nos ensinar muitas coisas, adorei!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Nunca ouvi falar nesse livro!!
    Eu num sou muito chegado a livros assim!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa Este livro é diferenciado ,Percebi que mostrar uma parte de uma cultura e que também diversifica e expôs conhecimentos .!

    ResponderExcluir
  19. Um país que tem tantas misturas quanto o Brasil, tantos imigrantes de diversos países, me pareceu bastante interessante e diria inédita (ao menos até onde eu saiba) essa ideia de mostrar um pouco da cultura árabe, em específico.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Me lembrou a história dos refugiados árabes, misturaram-se realmente com nossa cultura!
    Sinceramente, achei que não é meu tipo de livro, mas darei uma folheada para ver.
    Boa resenha :)
    sorrysos

    ResponderExcluir
  21. Que interessante!! Adoro esses livros no qual o personagem conta sua história de vida, parece que estou conhecendo uma nova pessoa!!! Entrou na minha listinha já! :)

    ResponderExcluir
  22. Mt legal vi a resenha do livro mt legal vou comprar kkkk

    ResponderExcluir
  23. Gostei da sinopse do livro. É realmente marcante, pois nos faz lembrar de personagens da ficção e de vida real que conhecemos, e ao mesmo tempo é simples, quando trata da vida, do trabalho, da família e das situações vividas por um ser humano.
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas gostei bastante pelos comentários feitos aqui na página.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Já tinha visto esse livro, mas não chamou muito atenção até porque não é o gênero que eu gosto. Maaaas quem sabe lendo esse resenha eu tire um tempo pra ler mesmo que demore dias pra terminar.

    ResponderExcluir
  25. Muito legal a resenha, precisa e esclarecedora. Uma ficção que fala de familia, de trabalho, vida simples, onde está a felicidade!
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?

    Ainda não conhecia o livro nem o autor, mas achei a premissa muito bacana! Adoro livros que nos apresentam um pouco mais sobre as outras culturas ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei este resumo do livro. Fiquei curiosa e quero logo lê-lo!

    ResponderExcluir
  28. Fiquei empolgada com a premissa. O livro parece trazer muita coisa das montanhas com o jovenzinho. E fora a descrição e cenário que o autor preparou. Que por sinal parece ótimo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Olá, não conhecia o livro, mas não é um gênero que me agrade. Parabéns ótima resenha

    ResponderExcluir
  30. A historia é incrivel, uma premissa interessante e cativante. O mais gostoso é que o autor tenta transmitir o sentimento e tenta nos ensinar mais sobre a vida e sobre a felicidade que possamos encontrar em pequenas coisas. É lindo, quero muito ler!

    Abraços ♥

    ResponderExcluir
  31. é pra ser sincera ou manter a amizade?
    sinceramente,não me cativou espero ter a oportunidade de mudar de opinião
    mas no momento,pela resenha eu não leria esse livro

    ResponderExcluir
  32. O livro parece ser ótimo, curto muito história sobre o mundo árabe, fiquei bastante interessada em ler

    ResponderExcluir
  33. Bem, achei legal a ideia do livro, abordar a vida de um estrangeiro no Brasil, mas não sei se compraria esse livro.
    É algo que talvez amasse ler, mas tanto a capa, como a sinopse não me cativaram o suficiente para endoidecer por um exemplar.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  34. Ainda não li, mas a resenha me deixou bastante interessada..
    Quero ler assim que der!!
    :)

    ResponderExcluir
  35. Este autor já tem mais dois livros: O Muçulmano e a Judia e O escriba de Granada, o último, é literatura de adulto por ser bem picante, ambos muito bons. Não se deixem influenciar pela temática árabe, antes de tudo são ótimas histórias, bem contadas e, portanto, excelentes literaturas. Vale a pena, pois, conhecer um mundo diferente e histórico, atual ou de alguns séculos atrás, interrelacionado com tempos modernos, é de uma aquisição cultural fantástica. Leiam.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...