sábado, 1 de setembro de 2012

RESENHA: O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder




"... A única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas..."

Este livro ganhei da minha melhor amiga, como sempre somos apaixonadas pela literatura, ela acertou em cheio na escolha deste livro, pois é um livro que após lê-lo, não tem como começar a pensar tudo aquilo que você já viveu, vive e viverá, um livro que faz você entender e questionar o mundo.

Uma leitura envolvente, com uma trama cheia de mistérios, surpresas e emoção. Faz com que pensemos sobre nós mesmo e nosso lugar no mundo. Sobre o próprio mundo, nossa existência e o que realmente somos.

Imagine que você é uma garota de 15 anos que começa a receber bilhetes e cartas com perguntas que até então são sem sentidos. Então com o passar do tempo você começa a perceber que elas precisam ser feitas. Porque não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.

Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da jovem Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades.

Sofia encontra em sua caixa de correio uma carta anônima endereçada a ela, a partir daí passa a receber cartões postais, bilhetes de um Major do Líbano para serem entregues à sua filha uma menina chamada Hilde que também fará aniversario na mesma data que ela, porém da qual ela nada sabe. Apesar de nunca ter ouvido falar nesse estranho Major, Sofia vai percebendo que ele sabe tudo sobre ela.

O autor usa todos os recursos que consegue para deixar a filosofia algo de fácil entendimento, usando brinquedos e até formas de bolo para explicar a teoria platônica das idéias. As lições de filosofia são tiradas do dia a dia de Sofia, e nesse contexto a presença de Hilde e de seu pai que está distante, o Major, se tornam muito presentes para Sofia, o desfecho da história promete ser no dia do aniversário de Sofia e Hilde, pois o Major promete a Hilde um presente que vai deixar claro para Sofia todo o mistério.

O desfecho da história serve para quebrar qualquer barreira que ainda possa estar lá dentro das nossas cabeças. O Mundo de Sofia, há textos de fácil compreensão que nos abrem um mundo novo e que nos instigam a buscar por mais, questionar, explorar e experimentar.

Um Livro MARAVILHOSO.

Espero que possam ler este livro, vocês não iram se arrepender!!!







8 comentários:

  1. Lembro que no colégio tinha um grupo de gurias que havia lido esse livro e amaram... tanto que elas todas diziam que se tivessem um dia uma filha, esta se chamaria Sofia. Desde aquele tempo que quero ler, mas eu sou muito enrolada mesmo, hehehe! Mas adorei a resenha, me fez relembrar minha curiosidade quanto a esta leitura.

    ResponderExcluir
  2. Aaah eu preciso ler esse mesmo! Muita filosofia.
    Boa tarde! Um grande beijo!
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Queria muito conhecer esse livro, duas pessoas já me falaram dele e me deixaram curiosa. Apesar de não ser muito fã de filosofia, tenho certeza que esse livro envolve com sua história.

    ResponderExcluir
  4. Faz tanto tempo que li este livro...aliás, nem tenho mais meu exemplar e eu estou morrendo de vontade ler novamente e descobrir que novos conhecimentos sobre a filosofia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe me indicou esse livro... Creio que vou ler, parece bom!

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a ler esse livro em maio, mas aí como o tempo estava apertado, eu deixei para lá, mas pretendo voltar a ler!
    Gostei da forma como ele abordou a filosofia, com uma história por trás. E fora que me ajuda nas provas de filosofia kkkkk
    Nossa, é um dos próximos na minha lista porque bem, eu estou muito curiosa quem envia as cartas, porque (o autor faz parecer que o final vai ser muito bom)
    Eu que nem curto muito filosofia, comecei a me interessar após ler o que? No máximo 50 páginas do livro... Imagina quem gosta ou leu todo? Vai apaixonar, só acho!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li esse livro, mas na escola os professores sempre pediam para lê-lo, sendo que eu sempre acha muito chato, eu não sou muito chegado a esse tipo de literatura, mas depois que eu vi a resenha e li a sinopse eu comecei a gostar do livro, porém eu continuo achando a capa meio sem graça, meio morta, isso foi o que não me interessou muito no livro.
    A frase que você escolheu é realmente perfeita, muito linda ela!
    "... A única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas..."

    ResponderExcluir
  8. Que legal,receber postais anônimos, um mistério intrigante não li esse livro mais achei bem interessante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...