terça-feira, 7 de agosto de 2012

RESENHA: A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding




" ...É uma história curiosa a que tenho de contar, uma história de difícil absorção e entendimento, por isso é uma sorte que eu tenha palavras para cumprir a tarefa. E eu mesma digo isso, quando talvez não devesse, é que, para uma menina da minha idade, tenho um ótimo vocabulário. Extremamente bom, para falar a franqueza. 


Quando terminei este livro, me senti mais ou menos assim: Surpreendida e Maravilhada.

Florence, é uma menina de 12 anos, muito esperta. Órfã, vive na mansão Blithe apenas com seu meio irmão caçula, Giles, e os empregados da casa, que são pessoas muito atenciosas. Seu tio é o dono da mansão, mas mora em Nova York, e praticamente não visita os sobrinhos, apenas pagando os seus sustento.

Florence não sabe ler, por imposição do tio que não permite e não aceita que mulheres aprendam a ler e a escrever. 

Um dia brincando de esconde-esconde com o irmão, a menina acaba encontrando por acaso a biblioteca, mas como Florence prefere chamar, um tesouro de palavras. E lá que Florence começa a se encantar pelos livros, e sozinha aprende a ler. Um mundo literário começa a se mostrar diante dela. E cada vez mais, tem sede de aprender. Ler todos os livros. Mas tem que guardar bem este segredo. Ninguém poderia nem ao menos desconfiar que Florence aprendeu a ler e mais, que anda visitando a biblioteca, principalmente da governanta que se soubesse escreveria a seu tio contando tudo.

"Porém, devido às opiniões rígidas de meu tio em relação à educação das mulheres, tenho escondido minha eloquência, soterrado meu talento e mantido apenas as formas mais simples de expressão aprisionadas no cérebro. Tal dissimulação transformou-se em hábito e foi motivada pelo medo, pelo grande medo de que, se falasse como penso, ficaria evidente meu contato com os livros e eu seria banida da biblioteca..."

Contudo, seu tio permite que seu sobrinho Giles, vá para um colégio interno para estudar. O que não acaba sendo uma boa ideia, e Giles acaba voltando para a mansão nas férias para ficar de vez.

Então uma preceptora é contratada, Srta. Taylor, para cuidar da educação de Giles, mas Florence vê na educadora uma rival, a algo que não agrada. Diante deste fato, tudo se transforma. Florence se vê diante de uma inimiga que precisa combater.

Um livro cheio de suspense, intrigas, mentiras a serem desvendadas. Mistérios da mansão Blithe que jamais deveriam ser revelados. Perguntas a serem respondidas como: Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler?

Com certeza vou ler este livro novamente em breve. Adorei a história. A cada página que eu lia, me deparava com cenas que nem imaginava que teria no livro. A cada acontecimento vivido pelos personagens imaginava um final. 

E quando realmente cheguei ao fim da história, me surpreendi. Acreditando no "meu final da história", fiquei paralisada diante do que li. Foi tudo ao contrário do que pensei, mas adorei mesmo assim. Gosto de me surpreender com os livros e seus finais incríveis. Achei interessante da parte do autor todo aquele desenrolar. Entendi o porque de tudo.

Espero que façam em breve essa leitura. Um livro MA-RA-VI-LHO-SO

Quer se surpreender? Leia A menina que não sabia ler!

"...Blithe tem dois corações, um quente, um frio: um iluminado, outro sombrio mesmo no dia mais ensolarado.

O coração frio (mas não para mim! Ah, não para mim!) bate no outro lado da casa. mal-amada e esquecida, exceto por mim, a biblioteca. De uma ponta à outra mede 104 passos meus com sapatos, e 37 na largura. Três homens poderiam ficar em pé, um em cima do outro, e mal conseguiriam tocar o teto. Cada centímetro das paredes, tirando a porta, as janelas e os assentos abaixo delas, está coberto por prateleiras de madeira, do chão até o teto, todas ocupadas inteiramente por livros..."

Quem não gostaria de ter uma biblioteca como a de Florence? Um mundo literário ao alcance das mãos, dos olhos, do coração, da alma...



12 comentários:

  1. Nossa estava louca a procura desse livro!!
    Adorei :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Gosto muito de livros assim que surpreendem do início ao fim! Já quero ler.
    Boa noite!
    :*

    http://yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tinha esse livro e antes de ler troquei, não porque não leria, mas porque me ofereceram em troca um livro que desejava há tempos! Mas ainda quero ter de volta.
    li ótimas resenhas dele e quero muito ler essa história!

    ResponderExcluir
  4. Achei esse história bem legal quando vi o lançamento, mas acabei desistindo do livro com o tempo =/

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante esse livro. Já ouvi falar muito dele, e a maioria sempre elogia :)

    Beijos .

    ResponderExcluir
  6. Ja esta na minha listinha de livros que vou ler (:

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler esse livro, acho que vou pedir de natal, rs. Adorei a sua resenha, parabens pelo blog, bjs!
    http://alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é demais gente! Surpreendente. Tu começas a ler, pensa numa coisa e dai boom! Te pega de surpresa.
    Eu super recomendo.
    Ta pensando num livrinho água com açucar né? Nada disso kkk Parece tão adolescente a capa e tal.
    Super livro. Eu adorei!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Olá Nina,
    Seu blog está nota dez. Através de sua resenha incrível que resolvi ler este livro, e me apaixonei pela história.
    Vamos combinar, que o final é surpreendente mesmo. Quando terminei deu vontade de gritar de "raiva". Não, o final foi ótimo, raiva senti porque eu em nenhum momento da minha leitura devoradora, imaginei um final daqueles.
    Fala sério, quem que não ficou irado por não ter desvendado aquele final.
    Show de bola A menina que não sabia ler...
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis muito ler esse livro e ainda quero acho a estória incrível pelas resenhas que li, a sua ficou otíma e me deu um estimulo a mais.

    ResponderExcluir
  11. Peguei esse livro para ler uma vez mas não li. Minha mãe leu e disse que adorou, ai resolvi ler para saber se era realmente bom. Nossa, comecei a ler a história pensando que ia ser bem bobinha, falando de uma garota que lia, secretamente, livros da biblioteca. Depois que a preceptora apareceu, o livro começou a ficar super ótimo, cheio de suspense. Meu povo, não esperava nada do que ia acontecer nesse livro! Amei <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...