quinta-feira, 12 de julho de 2012

RESENHA: Brida - Paulo Coelho


"- Você largaria tudo o que aprendeu até então, todas as possibilidades e todos os mistérios que o mundo da magia poderia lhe proporcionar, para ficar com o homem da sua vida?"

Neste livro, o autor Paulo Coelho conta a história de Brida O' Fern, uma irlandesa de Dublin, de 21 anos, em busca da magia e dos poderes ocultos. Durante sua busca, Brida conhece o Mago de Folk. Um homem calado e misterioso, que resolve aceitá-la como discípula depois que ela responde com sinceridade a uma pergunta um tanto difícil. 

E assim, o Mago começa a ensiná-la através da Tradição do Sol, que explica tudo através da natureza e de suas manifestações divinas. Ele lhe passa uma lição da Tradição e Brida se vê diante de seus piores temores. Ela passa pela primeira lição, mas percebe que não é daquele jeito que quer aprender.

Sua procura então continua, e Brida se depara com um nome: Wicca. Uma mestra da Tradição da Lua.

É com Wicca, uma bela mulher misteriosa, que Brida através da Tradição da Lua, aprende seus rituais poderosos: a Tradição das Bruxas, que explica o Universo através da sabedoria e do tempo, o encontro com a Outra Parte, a Força do Sexo, o Ciclo da Lua, a História do Tarot... tudo o que ela precisa para ser iniciada nos grandes mistérios das bruxas.

Brida reflete as inseguranças de uma garota que busca um mundo diferente. Nessa jornada ela aprende a ter disciplina, reflete sobre as coisas do mundo, enfrenta seus medos e acima de tudo, aprende sobre si mesma. Mas no final de sua jornada ela terá que fazer uma escolha...

"... Um texto anônimo da Tradição diz que cada pessoa, em sua existência, pode ter duas atitudes: Construir ou Plantar. 

Os construtores podem demorar anos em sua tarefas, mas um dia terminam aquilo que estavam fazendo. Então param, e ficam limitados por suas próprias paredes. A vida perde o sentido quando a construção acaba.


Mas existem os que plantam. Estes às vezes sofrem com tempestades, as estações, e raramente descansam. Mas, ao contrário de um edifício, o jardim jamais pára de crescer. E, ao mesmo tempo em que exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura..."

A primeira vez que li Brida, eu era uma adolescente. Hoje resolvi ler outra vez. Confesso que as sensações que tive foram diferentes entre a primeira e a segunda leitura. Na primeira leitura, senti que o livro tinha muito mais magia que agora. Mas mesmo assim, ainda hoje, continua valendo a pena ler outra vez!!!

Engraçado como alguns livro nos trás sentimentos diferentes com o decorrer dos anos. Já outros dão a mesma emoção de sempre...




11 comentários:

  1. Eu ganhei vários livros do Paulinho de uma prima minha, mas ainda não li nenhum, e só vou ler quando conseguir uma estante maior e cada um deles tiver um lugarzinho *------*
    Acho super interessante o fato dele escrever sobre Ocultismo, e ele é super experiente nesse assunto *------*

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nenhum livro do Paulo, mas essa resenha me despertou muito!
    Gosto de livros que nos transmitem diferentes sentimentos!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Lê
    palaciodelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa capa me lembra muito o filme "Valente". Achei esse livro lindo e leve.

    ResponderExcluir
  4. Adoro os livros de Paulo Coelho, ja li uns 4 e gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Adoro os livros do Paulo Coelho e esse foi o primeiro que li. Amei...

    ResponderExcluir
  6. Eu geralmente gosto dos livros de Paulo Coelho, mas esse ai não me conquistou não, por vários aspectos, primeiramente o erro mais grave foi na sinopse que eu achei muito curto, não explicou basicamente nada do livro, a capa também é meio estranha e feia, e o enredo do livro não me conquistou muito, eu não sou chegado a esse estilo de magia antiga, eu gosto mais dos livro de magia atuais que são bem mais dinâmicos, espero sinceramente estar errado em boa parte das coisas que falei neste comentário, pois este é um grande autor da literatura brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!

      É algumas sinopses são super pequenas, as que eu coloco são retiradas diretamente do livro, e olha que tem livros que vasculhamos a contra capa, as orelhas e não tem nada! É são tão importantes quando uma capa bem feita, né!

      Já sobre o livro Brida sou apaixonada por este livro ^.^... mas livros são assim, alguns amam outros odeiam, por isso o ser humano é tão diferente um do outro... rs...

      Os livros que não me agradaram, procuro sempre postar aqui resenhas informando o conteúdo / historia do livro sem critica-lo, pois sempre terá algum leitor que orá gostar.

      Continue acompanhado o blog, adoro seus comentários!!!

      Beijinhos
      Nina Lauren

      Excluir
  7. Adorei a resenha,eu já li o livro e amoooooo muito ele.

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha ela me despertou um interesse imenso para ler este livro... Tomara que na biblioteca da Escola aonde eu estudo tenha esse livro.... Super curiosa para ler e saber os acontecimentos por completo. Amei !! <3

    ResponderExcluir
  9. Adorei a rezenha,estou lendo esse livro e me vejo fortemente na personagem.

    ResponderExcluir
  10. Jeni T, essa foi a desculpa mais esfarrapada que já ouvi para adiar a leitura de um livro, você não pode se privar de ler um bom livro por não ter uma estante, livro na estante é sinal de um livro parado, o livro tem que está na cabeceira da cama, nos fazendo viajar por lugares nunca antes imaginados, nos encantando com histórias envolventes, e nos ensinando de alguma forma a nos tornamos pessoas melhores, aproveite sua habilidade de poder ler Jeni, muitas pessoas adorariam poder ler um livro, mas mal sabem escrever o próprio nome.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...