domingo, 12 de agosto de 2012

RESENHA: Entre o Amor e a Guerra - Zibia Gasparetto




"...Os grandes homens brigam e os jovens de ambos os lados morrem na luta. Depois, a paz, o acordo e a retomada do cotidiano. Novamente os grandes trocando relações de amizade e de interesse. E os nossos mortos?..."

Este é um livro que nos mostra que a força dos sentimentos traz a tona a realidade do ser humano, independente de raça, cor ou religião. O que todos desejam mesmo é amar, ser amado, viver em paz e ser feliz sempre.

Entretanto, o egoísmo, a ambição, o orgulho e a vaidade, traz a humanidade os seus piores pesadelos... A guerra. Uma guerra entre povos que não se conhecem. Que lutam sem as vezes nem saber ao certo o motivo. Destrói tudo por onde passa, e deixa rastros profundos de serem apagados.

Um jovem soldado francês, Denizarth, que odiava a guerra, mas que lutava pelo seu país, tenta escapar da morte em combate. Durante um ataque do inimigo num campo de batalha, ele é bruscamente ferido e então troca de uniforme com um soldado alemão já morto. É recolhido pela tropa alemã e se passando por louco, é hospedado na casa de um combatente. 

Após algum tempo começa a ter um caso com a irmã do seu "protetor", que lhe deu abrigo. Casa-se em virtude de uma gravidez imprevista. Mas quando começa a se apaixonar por Ana, é descoberto e preso sob suspeita de espionagem. Após a prisão sua vida que já era ruim, acaba ficando pior ainda. 

Longe de sua nação, torturado por algo que não fez, sem Ana e seu filho por perto, tendo que manter a loucura para esconder sua nacionalidade, ele vive seus piores pesadelos.

Ao decorrer da história vamos aprendendo muito sobre o que as pessoas passaram na segunda guerra mundial. Suas aflições, seus medos, inseguranças. Um retrato bem relatado de uns dos piores pesadelos da humanidade, um inferno a céu aberto, que destrói. Destrói cidades, casas, famílias, sonhos...

"...a crueldade existia de parte em parte, porque o homem nos campos de batalha, seja qual for, sente despertar seus instintos mais primitivos e, envolvido por certas circunstâncias, pode chegar à crueldade e à loucura..."

Uma história sobre a guerra, o amor verdadeiro, uma busca por justiça, por liberdade. 

Um livro que fala também sobre os ensinamentos das leis espirituais, um encontro com as verdades divinas. Ditado pelo espírito Lucius por intermédio de médium, busca passar lições espirituais.

Gostei do livro por contar sobre a guerra da visão de um soldado, mostrando que a guerra nada constrói, só destrói.




2 comentários:

  1. Eu não sei por que, mas você sempre é tão perfeita em escolher os melhores trechos do livro! Esse também é muito lindo!
    Bem sobre o livro eu nunca tinha ouvido falar, mas pela excelente resenha que você fez, eu amei, eu gosto desse tipo de gênero de guerra, e mais quando se passar na visão de um soldado. Eu percebi também que esse livro é bom para quem está estudando a segunda guerra mundial, pois vai saber o que os soldados passaram, foi realmente terrível.
    Porém eu tenho uma critica a fazer, eu achei essa capa terrível, nunca que eu lia um livro com essa capa! Mas o conteúdo do livro é perfeito!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...