quarta-feira, 20 de junho de 2012

RESENHA: Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden




"... A tarde em que conheci o Sr. Tanaka Ichiro foi realmente a melhor e a pior de minha vida. Ele me pareceu tão fascinante ...Se não o tivesse conhecido, tenho certeza de que não teria me tornado uma gueixa..."

Quando escolhi este livro para ler (e comprar), a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa. Linda. Forte. Com presença. Depois, foi o título. Sempre quis saber mais a respeito deste assunto.

Memórias de uma Gueixa começa contando uma história de inocência. Chiyo, uma menina pobre, que mora com sua mãe muito doente, sua irmã mais velha e seu pai, um pescador simples de uma aldeiazinha perdida no mar do Japão. A menina com a cor de olhos mais exóticos que já se viu, espera pouco da vida. Poucos sonhos. Vida simples. Mas tudo muda quando ela conhece o Sr. Tanaka Ichiro, dono da Companhia Japonesa de frutos do mar.

É a partir deste encontro que Chiyo vê sua vida mudar. Tudo que ela conhecia e acreditava até então fica para trás.

Obrigada a seguir um destino, sem opção de rejeitá-lo, Chiyo segue seu destino imposto por outros que acaba conhecendo. Uma vida de Gueixa. E para se tornar uma, muita coisa precisa acontecer. Uma menina inocente, que conhece um mundo cheio de traições, imposições, sofrimentos e humilhações. Precisa esconder seus desejos, seus sonhos, seu amor.

Mas ao longo deste caminho ela se depara com um homem que muda seu modo de pensar e a empurra para um caminho sem voltas.

"...Um homem nas ruas de Gion nem notaria uma menina como eu, especialmente porque estava chorando feito boba...Mas aquele homem não apenas se incomodou comigo, como falara bondosamente...Por um rápido instante imaginei um mundo totalmente diverso daquele que conhecia, um mundo em que era tratada com lealdade, até bondade, um mundo em que pais não vendem as filhas...Naquele breve encontro com o Presidente eu mudaria de uma menina perdida, enfrentando uma vida vazia, para uma menina com objetivo..."

"...Agora compreendi o que ignorara... Ser uma gueixa ... Eu podia ver isso agora como degrau para outras coisas...uma oportunidade de atrair outra vez a atenção de um homem como o Presidente..."

Chiyo então terá que passar por muitos treinamentos, provações, até se tornar Sayuri, a maior gueixa de Gion.

Um livro que mostra muito bem a cultura japonesa da época, onde o Japão passava por sérias dificuldades econômicas. Conta os hábitos e desafios de mulheres que são treinadas para enfeitiçar os homens mais poderosos, os rituais de passagem para deixar de ser uma aprendiz de gueixa para se tornar definitivamente uma gueixa. Desvenda seus métodos de sedução, detalhes de suas roupas, segredos de beleza da época para encantar os homens. Traição, inveja, a virgindade leiloada (mizuage)... e também é onde se deixa para trás o amor verdadeiro.

Quem tiver a oportunidade de ler Memórias de uma gueixa, com certeza faça. É uma leitura maravilhosa. Eu mesmo acabei de ler pela segunda vez. No final do livro, você já começa a sentir saudades de Sayuri. 
É apaixonante.








10 comentários:

  1. Eu achei o filme maravilhoso, e agora estou hiper curiosa pelo livro. hehe, preciso lê-lo!

    @dezoitoeagora

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, estou adorando seu blog. Está lindo. Eu tenho este livro na minha estante, mas ainda não li. Agora que vi seu comentário a respeito, vou começar logo logo a ler. Me parece que é bom.
    Parabéns e continue assim.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho este livro já tem um tempo mas ainda não tive oportunidade de ler. Espero gostar da história como vc.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse livro!! Me prendeu até o ultimo momento!! E sempre ficava com uma vontade de quero mais!! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus livros preferidos. Sou apaixonada pela cultura do Japão. Já tive o prazer de conhecer esse País maravilhoso, mesmo que tenha sido a trabalho.
    Parabéns, seu blog é ótimo.
    Visitarei sempre que possível.
    Nayanda Nunes

    ResponderExcluir
  6. Historia repleta de drama, incrível e mostra do melhor jeito a cultura japonesa. Bom sei que meu comentário já é obvio claro com tamanha descrição feita acima. adorei o jeito como você fez a resenha desse magnifico livro. E espero que muitas pessoas quando visualizarem essa postagem também se apaixonem por esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi Christian,
    Realmente é um livro lindo. Eu já o li várias vezes. Adorooooo.
    Obrigado por seu carinho e participação.
    Beijos
    Nina Lauren

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive o privilégio de ler essa obra, mas assisti ao filme que é maravilhoso.Acredito que o livro ainda tem mais detalhes que no filme não aparece e que realmente merece ser lido. Quero consegui-lo para ler. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...