sábado, 5 de maio de 2012

RESENHA: Volto já! - Hape Kerkeling



"Somente um peregrino pode sentir a força que existe neste lugar."

Ontem, comecei a ler este livro que ganhei de minha irmã. De momento o que me chamou a atenção foi a história real em si, uma viagem pelo caminho de Santiago de Compostela. Confesso que sempre quis fazer este trajeto.

As primeiras páginas foram realmente ótimas, conseguiram prender minha atenção, me fizeram querer ler sempre a próxima página. Comecei a conhecer os detalhes desta peregrinação, com seus momentos bons e momentos de total dificuldade pra um ser humano. Indo até o limite, onde o corpo pede para parar, enquanto a alma almeja sempre continuar, seguir em frente, descobrir os caminhos, as belezas, encontrar novos peregrinos. Sentir liberdade, medo, solidão, coragem...

Ter tempo. Tempo para pensar, refletir sobre tudo, sobre todos, sobre si próprio. Buscar respostas, encontrar-se com novas perguntas. Cruzar fronteiras, conhecer vilarejos "perdidos" no meio do nada, deparar-se com caminhos aparentemente sem fim.

..."Volto já!", foi tudo o que disse aos meus amigos antes de começar minha jornada. Vou atravessar a Espanha andando. O comentário de minha amiga Isabel a respeito foi bastante lapidar. "Ah, agora você pirou de vez!"...

..."Só de pensar na longa marcha que me espera, eu já poderia começar a descansar agora mesmo...Vou andar todo o caminho!...Mas não vou sozinho: Minha mochila vermelho-vivo pesando onze quilos vai comigo. Caso eu caia morto pelo caminho - e não são poucas as chances de que isso aconteça - , pelo menos ainda poderei ser avistado lá do céu"...

Sinceramente, adorei. É fascinante. Continuo com vontade de fazer esta peregrinação, mas não sei se conseguiria chegar até o final do caminho. Precisa ter muita determinação, superar os próprios limites, pois não é um passeio qualquer. Existem perigos, dificuldades, solidão. Mas também há momentos de verdadeiro encontro consigo mesmo.

Indico mesmo que vocês leiam. Com certeza não será uma viagem perdida.

..."este caminho é árduo e maravilhoso. É um desafio e um convite. Ele deixa a pessoa exausta e vazia. Completamente. E então a reconstrói. Por inteiro"...




3 comentários:

  1. Gostei desse comentario dele sobre a mochila vermelha... rs... vou aguardar o proximo comentario sobre o livro para ver se inicio essa jornada tambem... to falando da leitura do livro...rs... ainda não tenho poder aquisitivo para poder viajar pelo mundo afora... por enquanto só viajo nos livros!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser bem interessando, eu super curto filme assim, que conta historia verídicas, não sou muito chegado a livros fantasiosos não, já sei que eu vou gostar desse livro, assim que tiver um tempinho vou lê-lo.
    Gostei muito das citações, está foi minha preferida:"Volto já!", foi tudo o que disse aos meus amigos antes de começar minha jornada.
    Nossa esse cara parece realmente de gostar de aventuras, não é todo mundo que faz isso.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Este livro é uma porcaria ! O autor fala mal dos brasileiros e diz coisa absurdas como: " as famílias católicas brasileiras mais abonadas, financiam a viagem de suas filhas ao caminho com o intuito de conseguirem casamento". Como diria o Capitão Nascimento, esse cara é um fanfarrão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...